7 de maio de 2015

Conheça o País Mais Pequeno do Mundo Que É Uma Antiga Base Naval



















Roy Bates, antigo infante da Marinha Real Britânica, levou um dia a sua mulher e os seus filhos para conhecer uma antiga base naval, no Natal de 1966.
Uma ideia começou a ganhar força, na sua cabeça, e apenas seis meses depois autoproclamou-se príncipe de Sealand, o país que acabava de inventar e que teria como território aquela base naval.
Sem oposição, Bates tornou-se o Rei absoluto da localidade. Isto porque estando em águas internacionais, o poder da coroa inglesa nada podia fazer para o impedir.
Consultou advogados, fez um placa como o nome do seu país e assim estava completo o processo. 
O local tem 22 habitantes e um quilómetro e meio de extensão, sem que consiga pisar terra firme em todo o seu território. 
Antes de ser país do Príncipe Roy Bates, o pequeno local era apenas "Rough Towers" e servia como base de defesa contra ataques alemães, ainda na segunda grande guerra.
A única forma de alguém lá chegar é de helicóptero, pois as águas muito violentas não permitem a embarcações atracar com segurança.
Em Agosto de 1978, um grupo de mercenários alemães e holandeses tentaram tomar de assalto o local, aproveitando a ausência do regente. Ainda hoje não se sabe muito bem como, mas foram esses mercenários que ficaram reféns em Sealand, e foi até enviado um pedido de resgate por parte da Alemanha e Holanda. Inglaterra nada podia fazer, pois não controlava aquele lugar, mas todos acabaram por ser libertados.
O micro estado não teve mais problemas de maior escala até ao incêndio que o abalou em 2006, por força de um curto circuito. 
Sealand estava transformado num país degradado, sem meios de subsistência. Muito devido à vida de excesso e luxo que foi levada até então.
Em 2007, o príncipe Michael, herdeiro da coroa, assumiu a liderança do país, por conta da prolongada doença do seu pai. Foi nessa altura que a Megaupload, conhecido site pirata, tentou instalar os seus servidores no local e comprar Sealand, sem sucesso. 
De momento, decorrem as negociações para que o país se transforme num casino, uma vez que as casas de jogo são ilegais em Inglaterra, mas ainda nada está confirmado. 
Esta é a história surreal, mas muito original, do mais pequeno país do mundo!
chiadomagazine 

Sem comentários: