29 de fevereiro de 2012

Os Titãs do Porto de Leixões

Há mais de 120 anos que, nos molhes do Porto de Leixões, podemos observar dois dos mais antigos guindastes do mundo. São colossais. Titânicos. Testemunhas privilegiadas da engenharia do ferro e do vapor, os "titãs".
                                   

Desembarque de automóveis em Leixões

Os primeiros tempos ao contrário do que se possa imaginar, o conceito de transporte «roll-on roll-off», que define a movimentação de veículos sobre rodas, para carga e descarga nos navios preparados para o efeito, é uma prática utilizada vai para muito próximo de cem anos. Obviamente, sem as mesmas condições de trabalho em vigor, que contemplam a utilização de cais ajustados aos navios, permitindo movimentos de viaturas com outra rapidez, de maneira a satisfazer armadores, importadores e quem os representa. Tudo indica que a primeira, ou uma das primeiras escalas para descarga de veículos em Leixões, tenha ocorrido a 25 de Agosto de 1930, já apresentando a notável média de 15 minutos para o desembarque de cada viatura, tendo em linha de conta a necessidade de remover veículos sobrepostos, conforme relatado com rigor, na notícia abaixo publicada. Segue-se a identificação do navio responsável pelo transporte:Nome do navio: “Falkenstein”1923 - 1934 Indicativo internacional: R.D.S.H.Armador: Arnold Bernstein, Hamburgo, Alemanha.

E-80: Eixo Ibérico em velocidade alta considerado prioritário

O troço entre Aveiro-Salamanca está nas prioridades do Governo Português mas também da União Europeia, que incluiu este troço no pacote financeiro de 2014/2020.
O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, anunciou a criação de duas linhas de velocidade alta entre Portugal e Espanha, dando a ligação entre Aveiro e Salamanca, em bitola europeia (UIC), como um dos troços prioritários, a par da ligação entre Sines e Madrid.
Uma noticia que surge depois da União Europeia ter confirmado que os fundos destinados ao comboio de alta velocidade poderão ser aplicados às novas linhas ferroviárias. “A linha de bitola europeia não pode ser só a linha de Sines. É muito importante que haja uma linha do Norte do país, a partir de Aveiro, que ligue através da linha Beira Alta para o resto da Europa”, garantiu o ministro, em setembro, em declarações ao programa Prós e Contras da RTP.
Aumentar a competitividade do País, dinamizar a economía e criar novas ligações de acesso à Europa são apenas algumas das vantagens associadas a este anúncio que foi recebido na região de Aveiro, mas também de Salamanca, com forte regozijo e satisfação.
A decisão da União Europeia, conhecida a 19 de outubro, define o Corredor Ferroviário do Atlântico como prioritário e contemplado no pacote financeiro de 2014/2020. Este corredor contempla a construção de uma nova rede ferroviária de vias mistas de mercadorias e passageiros em bitola europeia.
O novo corredor ferroviário aprovado pela União Europeia, e no qual se integra o Eixo Ibérico Aveiro-Salamanca, irá permitir o aumento do volume de mercadorias transportadas através da ferrovia, sobretudo numa altura em que se estima que apenas 1 por cento do tráfego de mercadorias na Península Ibérica se faz por esta via.
No documento que serviu de base à decisão da União Europeia, pode ler-se que este corredor ferroviário pretende “impulsionar o desenvolvimento da ferrovia”, ao mesmo tempo que “irá fomentar o transporte ferroviárioportuário”. Está ainda prevista uma “profunda adaptação da infra-estrutura ferroviária do corredor e das respetivas ligações aos portos”, potenciando desta forma os investimentos já realizados.
Fonte: cargo

27 de fevereiro de 2012

Carga de éolicas

Mais uma carga de peças éolicas feita no terminal norte do Porto de Aveiro pela empresa de estiva Socarpor . Abaixo as várias fotos e um vídeo a mostrar um pouco desta carga.
                                          

Controlador de poeiras


O equipamento TechnoAlpin V12 Dustcontroller foi hoje utilizado pela Aveiport na descarga de carbonato de sódio. Este equipamento é utilizado em ambientes de trabalho com elevados níveis de poeira como é o caso desta descarga. O V12 é totalmente automatizado e oferece uma solução universal e amiga do ambiente. Este equipamento tem um ventilador de alto desempenho que produz um spray de água fina, retendo assim as poeiras.

25 de fevereiro de 2012

Greve nos portos do Triângulo e Grupo Ocidental

''O Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores anunciou hoje a convocação de uma greve de duas horas, nos dias 29 de fevereiro e 1 e 2 de março, dos trabalhadores portuários das ilhas do Faial, Pico, S. Jorge, Flores e Corvo.
João Decq Mota revelou numa conferência de imprensa realizada na Horta, Faial, que a paralisação surge na sequência da "teimosia" da administração da empresa Portos dos Açores, que não aceita equiparar os trabalhadores daquelas cinco ilhas aos das restantes ilhas do arquipélago em matéria de "condições de trabalho".
"Pretendemos que seja aberto com a maior urgência um processo de revisão das condições de trabalho", afirmou o dirigente sindical, acrescentando que esse processo negocial "deve ter como objetivo a uniformização das condições de prestação de trabalho em todas as áreas da empresa".
João Decq Mota salientou que os trabalhadores das cinco ilhas estão contra a ausência de critérios uniformes de procedimento, quer no que respeita a classificações profissionais, quer em relação à aplicação do regime de isenção de horário de trabalho, que são atualmente aplicados "com manifesto prejuízo para estes trabalhadores".
O sindicato considerou também "absurda" a desvalorização em termos de chefia e de quatro de pessoal que a empresa pública Portos dos Açores faz da Marina da Horta, que é a mais movimentada do arquipélago.
"Esperamos uma adesão forte a esta greve, já que a paralisação foi aprovada em plenário sindical com a unanimidade dos trabalhadores presentes", frisou João Decq Mota, garantindo que serão assegurados os "serviços mínimos" em matéria de descarga de medicamentos, animais, géneros alimentares, explosivos, cadáveres ou combustíveis.''
Fonte: porto da horta

24 de fevereiro de 2012

Sograin planeia entreposto agro-alimentar em Salamanca


A Sograin, empresa que detém o terminal agro-alimentar de Aveiro, pretende instalar um entreposto na região de Salamanca. Objectivo: abastecer Castela e Leão e responder à “ameaça” do novo terminal do porto de Santander. Dentro de duas semanas, Nélson Santos, responsável da Sograin, estará em Salamanca para iniciar as conversações com a Zaldesa, sobre a instalação na plataforma logística local de um entreposto, adiantou o próprio ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS. O projecto já tem mais de um ano de maturação e, inclusivamente, já há um layout e uma análise económico-financeira. Cerca de 2,5 milhões de euros é o investimento previsto para a criação de um entreposto, numa área de 600 metros quadrados, com silos de 1 600 toneladas de capacidade de armazenagem, e capaz de ritmos de carga/descarga de 500/400 toneladas/hora. Com a Zaldesa, a Sograin pretende no imediato tomar conhecimento das démarches necessárias à concretização do projecto. Mas Nélson Santos não esconde a intenção de estabelecer parcerias, seja com a gestora da plataforma logística de Salamanca, seja com uma empresa distribuidora local. O entreposto de Salamanca funcionará como um posto avançado da Sograin na região de Castela e Leão.

Trio maravilha


Não é todos os dias que se encontra uma "ganga" com estes ilustres da estiva. Da esquerda para a direita temos o Téquinha , o Nônô e o Albarran. Equipes destas não se encontram todos os dias.

Carga de Aglomerados

Carga de +- 1200 paletes feita no terminal norte do porto de Aveiro pela empresa de estiva Socarpor. Abaixo as fotos disponíveis.




Portos: Sindicato reclama intervenção rápida para viabilizar Empresa de Trabalho Portuário de Aveiro

Aveiro, 23 fev (Lusa) - O Sindicato dos Trabalhadores do Porto de Aveiro reclamou hoje, em comunicado, "intervenções públicas e rápidas" para a viabilização da Empresa de Trabalho Portuário (ETP), que se encontra em processo de insolvência.
"Reclama-se de todas as Entidades envolvidas neste processo, essencialmente da Associação das Empresas de Estiva do Porto de Aveiro (AEEPA), das empresas de estiva, da Administração do Porto de Aveiro e do gestor judicial de insolvência, intervenções públicas, rápidas e adequadas, no sentido da solução (de viabilização da ETP), para bem do próprio porto e da economia nacional", refere o comunicado sindical.
No texto, o Sindicato considera que só assim se contribuirá "para a inadiável normalização das relações contratuais e institucionais, que confira ao porto de Aveiro as desejáveis condições de atratividade, perante os mercados específicos que carecem da sua atividade operacional" e considera estar em causa "a boa-fé e o sentido da responsabilidade e transparência que de todos é exigível".
O Sindicato dos Trabalhadores do Porto de Aveiro (STPA) lamenta que "até à data, não tenha sido feita qualquer abordagem, nem manifestada a exigível recetividade, por parte da AEEPA e/ou das empresas de estiva do porto de Aveiro, no sentido quer do reconhecimento do esforço e sacrifício dos trabalhadores do efetivo do porto de Aveiro, quer no que respeita à assunção de uma afirmação expressa de que comungam do mesmo objetivo de viabilização da ETP/Aveiro".
O sindicato salienta ainda que os trabalhadores portuários do Porto de Aveiro, "não obstante ser manifesto que era desnecessário e evitável o recurso ao expediente processual do pedido de insolvência desencadeado pelas duas empresas de estiva continuam, como sempre estiveram empenhados" na recuperação da viabilidade da Empresa de Trabalho Portuário (ETP) de Aveiro.
"A melhor demonstração clara deste empenhamento e desta predisposição do Sindicato e dos trabalhadores é patente no quadro das próprias medidas e soluções de carácter provisório, temporário e excecional que admitiram e admitem para vigorar pelo período de tempo em que as receitas normais obtidas da faturação emitida pela ETP não se mostrem suficientes para a cobertura de todos os encargos legais e convencionais aplicáveis às relações de trabalho, tudo isto a formalizar em acordos de adequada e relevante incidência contratual", acentua o comunicado.
Os trabalhadores portuários de Aveiro entraram em greve por tempo indeterminado no final de dezembro, que se estendeu depois, por solidariedade, a outros portos nacionais, convocada pela Confederação dos Sindicatos Marítimos e Portuários (Fesmarpor), para reivindicar a suspensão ou a retirada do processo de insolvência da Empresa de Trabalho Portuário (ETP) do porto de Aveiro.
O conflito laboral foi ultrapassado após uma proposta feita pelo administrador da insolvência, condicionando o pagamento das remunerações ao volume de faturação mensal registado pela ETP, até à apreciação do plano de viabilização para a empresa.
MSO
Lusa/Fim

23 de fevereiro de 2012

FEHN SIRIUS

Carga diversificada feita no terminal sul do porto de Aveiro, pela empresa de estiva SOCARPOR. Este navio teve como agente a TMW . Abaixo as fotos disponíveis.




STPA lamenta silêncio das entidades envolvidas no processo de insolvência da ETP Aveiro

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores do Porto de Aveiro (STPA) refere que "sempre foi dando provas claras e apresentando propostas fundamentadas" com vista a uma "adequada regulamentação laboral que se mostrasse compatível com o conhecimento que se tinha da diminuição dos fluxos de carga ao porto" e tendo também em consideração que "o volume de receitas gerado pela faturação se ia revelando deficitário para solver todas as obrigações legais e contratuais". Posto isto, o STPA volta a vincar que o pedido de declaração de insolvência da ETP/Aveiro é desnecessário e injustificado.No comunicado, o sindicato vinca total união e empenho "na recuperação da viabilidade da Empresa de Trabalho Portuário (ETP) de Aveiro", algo visível nas "medidas e soluções de caráter provisório, temporário e excecional que admitiram e admitem para vigorar pelo período de tempo em que as receitas normais obtidas da faturação emitida pela ETP não se mostrem suficientes para a cobertura de todos os encargos".De forma crítica, o STPA refere que não recebeu abordagens nem por parte da AEEPA nem das Empresas de Estiva do porto de Aveiro "no sentido quer do reconhecimento desse esforço e sacrifício dos trabalhadores do efetivo do porto de Aveiro, quer no que respeita à assunção de uma afirmação expressa das mesmas de que comungam do mesmo objetivo".
Assim, o STPA conclui que só existe uma saída, que passa pela viabilização da ETP/Aveiro nas condições que o sindicato e os trabalhadores já admitiram, salvaguardando os postos de trabalho, reclamando intervenções públicas de parte de todas as entidades envolvidas.
CARGONEWS

Conselho Internacional de Estivadores reuniu em Lisboa

A sede da Fesmarpor, em Lisboa, foi local de encontro do grupo de trabalho da Europa do IDC (sigla para International Dockworkers Council, ou Conselho Internacional de Estivadores em português). O grupo reuniu-se na passada quinta-feira, dia 16 de fevereiro, para analisar a situação atual na Europa, em especial as informações que apontam para a aprovação de novas diretrizes europeias para o setor portuário, tendo já em vista o encontro que este grupo terá com a DG-MOVE (Direção Geral de Mobilidader e Transportes da Comissão Europeia), no próximo dia 28.Assim, representantes dos estivadores de Portugal, Suécia, França, Espanha, Malta e Grécia trocaram impressões e experiências sobre a realidade atual, com especial incidência para aquilo que se passa nos portos de Portugal e Grécia.Uma das principais preocupações a dominar as atenções foi a intenção do Governo português em proceder a uma reforma legislativa no setor, que reduzirá as tarefas de estiva e afetará os contratos de trabalho do setor, naquela que é vista como uma experiência piloto que poderá posteriormente ser alargada ao resto dos países europeus. No encontro foi ainda analisada a situação dos estivadores do porto de Aveiro, assim como a situação alarmante na Grécia, com novos planos de austeridade que afetarão (ainda mais) o setor. A greve no porto de Roterdão foi outro tema quente de discussão.

22 de fevereiro de 2012

THE FRIENDSHIP POST CARD


Dear friend,
We kept working the ETP/Aveiro all time. We need to work and we keep on doing it. Please, keep talking all to your friends because next meeting, at Saturday 25, is very interesting. Don’t be afraid to change new opportunity. Don’t take your job off!
Kind regards!

44+Cem

21 de fevereiro de 2012

REGULAMENTO DE TARIFAS DE VÁRIOS PORTOS

Ficam aqui alguns links onde podemos consultar as tarifas praticadas pelos vários portos nacionais. As tarifas do porto da Figueira não estão ainda disponíveis (dá erro ao consultar)

Porto de Viana do Castelo    Clica Aqui

APDL - Administração dos portos de Douro e Leixoes, S.A.  Clica Aqui

APA - ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE AVEIRO, S.A           Clica Aqui 

APFF - Administração do Porto da Figueira da Foz, SA       Clica Aqui

APL Administração do Porto de Lisboa                             Clica Aqui

 Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA        Clica Aqui

 Porto de Sines, SA Clica Aqui 1

MÁRIO LOPES: Ferrovia Aveiro-Vilar Formoso é imperativo nacional

Mais do que ser importante para os portos de Aveiro e Leixões, a ligação ferroviária Aveiro-Vilar Formoso, e consequentemente a Salamanca, Espanha, é fundamental para toda a economia nacional. Essa ideia ficou bem vincada no encontro que decorreu quinta-feira no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, numa organização do Porto de Aveiro, e que juntou vários especialistas. A conferência “E-80, Corredor Multimodal para a Europa” surgiu integrada no projecto “Intermodality E-80”, que se insere no Programa Marco Polo II.
“É urgente a melhoria da competitividade do transporte ferroviário de mercadorias”. A ideia foi sublinhada por Mário Lopes, vice-presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes (ADFERSIT), um dos intervenientes da conferência que se estendeu ao longo de toda a manhã.
Atendendo a que, em Portugal a que a grande maioria das mercadorias ainda são movimentadas por rodovia – 98 por cento, contra os dois por cento movimentados em ferrovia – urge “apostar no transporte ferroviário de mercadorias”, sublinhou Mário Lopes. A manutenção do cenário actual, apontou ainda este responsável, “é insustentável”, quer “por razões ambientais”, quer “por razões energéticas, dado o aumento do preço e escassez do petróleo”.
Esta aposta na ferrovia para o transporte de mercadorias terá de passar, obrigatoriamente, pela linha Aveiro-Vilar Formoso, uma vez que “a nossa ligação ao centro da Europa é feita a partir do corredor Aveiro-Salamanca-Irun”, sustentou o vice-presidente da ADFERSIT. “Esta linha devia ter sido sempre a prioridade do governo português, mas não o foi”, lamentou.

19 de fevereiro de 2012

O MAR, O TRANSPORTE MARÍTIMO, OS PORTOS E O DESENVOLVIMENTO DAS ECONOMIAS

Vai-se realizar nos dias 26, 27 e 28 de Março de 2012 uma conferencia que terá excelentes oradores  ligados ao sector portuário e não só,(Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República de Portugal (a confirmar) Manuel Pinto de Abreu, Secretário de Estado do Mar, Matos Fernandes,Presidente da APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, Natércia Cabral,Presidente da APL – Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, Presidente da APS - Administração do Porto de Sines, Carlos Gouveia Lopes, Presidente da APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra... onde na décima cessão terá como tema- OS HUB-PORTS EXISTENTES E PROJECTADOS, A COMPETITIVIDADE MARÍTIMO-PORTUÁRIA E O DESENVOLVIMENTO DAS ECONOMIAS e terá como presidente da sessão José Luís Cacho, Presidente da APA -  Administração do Porto de Aveiro (e do porto da Figueira??)
Entidades organizadoras:LOGISTEL, SA, Sociedade Anónima, A SaeR – Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco, Lda

18 de fevereiro de 2012

Facturas portuárias

Para consulta destes e mais preços praticados no porto por favor consultar aqui Regulamento de tarifas

A factura assim vai ser sempre cara.

Todos os navios Comerciais que demandem ao porto de Aveiro,mesmo que não requisitem rebocadores para as manobras, pagarão uma tarifa de rebocador em stand by, a qual será 30% do valor da tarifa normal da manobra...Consultar tabela de preços aqui.

17 de fevereiro de 2012

E-80, CORREDOR MULTIMODAL PARA A EUROPA

A APA, S.A. acaba de disponibilizar, através do seu Arquivo Histórico-Documental, site reportando fotograficamente a conferência«E-80, Corredor Multimodal para a Europa», que decorreu esta quinta-feira, 16 de Fevereiro, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.

Autor/fonte: Associação dos Portos de Portugal

16 de fevereiro de 2012

Os 10 maiores portos do mundo


 1 - Xangai – China
A capacidade de movimentação de portos marítimos é medida em termos de TEU (twenty-foot equivalent units, ou unidades equivalentes de 20 pés). Com base nesta unidade de cálculo, saiu a lista dos 10 maiores portos do mundo em 2011, sendo que a maioria fica na Ásia, principalmente na China. Porém esta lista está sujeita a alterações constantes.
Tendo um total de cinco áreas de trabalho, o porto de Xangai se tornou o maior porto do mundo, superando o porto de Cingapura. Em 2010, cerca de 29 milhões de TEUs passaram por este porto. O porto de Xangai é uma fonte de grande atividade econômica na área do rio Yangtze, que ajudou ainda mais a situação econômica de regiões como Zhejiang, Jiangsu e Henan. 

Carregamento de pás eólicas chega a Natal carregadas em Portugal.

Encontra-se no Porto de Natal o navio Thorco Highlander, de bandeira alemã, vindo de Portugal, trazendo peças para a montagem de parques eólicos no Rio Grande do Norte. Ao todo, 30 pás eólicas, totalizando 1.500 toneladas, estão sendo descarregadas desde ontem, de acordo com informações da Companhia Docas do RN (Codern), que administra o porto.O material foi importado pela Wobben para a implantação de parques da CPFL Renováveis no estado. A reportagem tentou colher mais informações com a empresa, mas não havia porta-voz disponível na tarde de ontem. Não foram divulgadas informações sobre o município de destino das cargas nem quando as peças começarão a sair do porto, operação que é apontada de forma recorrente como "difícil" por investidores do setor, pelo fato de o terminal estar localizado no meio da cidade.

Só em 2012, este é o segundo navio que chega ao Porto de Natal trazendo equipamentos eólicos.

A Companhia Docas do RN não informou a programação para o restante do ano, considerando que só é informada sobre a chegada dos navios com 15 dias de antecedência, de acordo com informações da assessoria de comunicação. No ano passado, 12 navios chegaram ao terminal portuário carregados com esse tipo de equipamento. 

Porto de Lisboa reforça ligações


O Porto de Lisboa criou uma nova linha regular, a Medcaribe - Mediterranean Caribbean, do armador CMA CGM.
 A escala inaugural aconteceu a 8 de fevereiro, com o navio MV ER Cannes, que tem capacidade para transportar 2556 TEUS. Esta linha regular de navegação escala quinzenalmente o Terminal de Contentores de Alcântara do Porto de Lisboa, concessionado ao operador Liscont, oferecendo um serviço de transporte marítimo com a seguinte rotação de portos: Livorno, Genoa, Sete, Barcelona, Valência, Lisboa, Pointe à Pitre, Port of Spain, La Guaira, Cartagena, Punta Manzanillo, Puerto Moin Limon, Caucedo, Fort de France e Algeciras, explica o Porto de Lisboa.
Fonte: oje

Porto rejeita fusão de Leixões com outros portos nacionais


A Assembleia Municipal do Porto não permite que o porto de Leixões perca autonomia e seja integrado numa holding de gestão geral dos portos nacionais - e vai dizê-lo ao Governo. Por uma vez, todos os partidos estiveram de acordo: não à fusão dos portos. 
A intenção do Governo de fundir a administração dos portos nacionais - incluindo o de Leixões, que sozinho representa 25% do comércio externo português em via marítima - mereceu a condenação unânime de todos os partidos, anteontem, na Assembleia Municipal do Porto. Com um assunto único em agenda, a eventual perda de autonomia do porto de Leixões uniu, como nunca antes, os partidos.
Fonte: jn

Estivadores boicotarão barcos de bandeira britânica na Argentina

A Confederação Argentina dos Trabalhadores do Transporte anunciou nesta segunda-feira que boicotará os barcos de bandeira do Reino Unido e de outros territórios britânicos nos portos do país, em adesão à reclamação feita pelo governo de Cristina Kirchner.
Os estivadores afirmam que outros países também estão sujeitos a sanções, como Panamá e Malta, além de dependências britânicas, como as ilhas Cayman, Gibraltar e Bermudas.
Os trabalhadores afirmam que o boicote é uma forma de pressionar ante "as pretensões militaristas dos ingleses" e chamou os britânicos de "piratas".
Em janeiro, governos dos países do Mercosul, entre eles o Brasil, e da Alba (Aliança Bolivariana para as Américas) anunciaram que vão negar o ingresso de barcos com a bandeira das ilhas Malvinas aos seus portos, a pedido de Buenos Aires. 
ESCOLTA
O jornal inglês "Mirror" publicou nesta segunda-feira que um avião particular foi escoltado por dois caças da Força Aérea britânica até as ilhas Malvinas por medo de ataque argentino, o que, segundo o diário, tem a ver com a escalada no discurso entre Londres e Buenos Aires.
De acordo com a publicação, um piloto da companhia aérea British Airways e sua mulher viajavam em um jatinho modelo Cessna e seguiam para uma missão humanitária na ilha.
Nas últimas semanas, às vésperas do 30º aniversário da guerra travada entre o Reino Unido e a Argentina pelas Malvinas, Londres e Buenos Aires aumentaram a disputa pela soberania das ilhas, com 2.913 habitantes, onde desde quinta-feira está o príncipe William da Inglaterra.
Fonte: folha

14 de fevereiro de 2012

Porto: Concelhia do PSD ataca "má gestão" do porto de Leixões, Rio discorda


Porto, 14 fev (Lusa) - O novo presidente da Concelhia do Porto do PSD diz que a administração do porto de Leixões tem feito "uma má gestão e por isso é urgente que seja substituída pelo Governo", mas Rui Rio é de opinião contrária.
Ambos participaram segunda-feira na Assembleia Municipal do Porto que reuniu a título extraordinário, por iniciativa do PS, para debater Leixões e o seu futuro à luz da anunciada intenção governamental de juntar os portos nacionais sob uma gestão única.
Mas só Rui Rio interveio diretamente nos trabalhos dizendo, nomeadamente, que o porto de Leixões "tem estado a funcionar bem".

Destino Europa: Corredor E-80 é o que mais interessa a Portugal

Um painel de oradores de luxo, encabeçado por Valente de Oliveira, coordenador europeu das Auto-estradas do Mar desde Setembro de 2007, vai abrilhantar a conferência “E-80, Corredor Multimodal para a Europa” que se realiza esta quinta-feira, dia 16, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.
Integrada no projecto “Intermodality E-80” a que o Porto de Aveiro aderiu, do Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns, a conferência será aberta pelo Presidente da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho, às 10 horas.
Os trabalhos propriamente ditos iniciam-se com o painel “Desafios futuros para o desenvolvimento do corredor E-80”, moderado por José Ignácio Sánchez Macías, da Universidade de Salamanca. Luis Valente de Oliveira fará o “Balanço da Política Europeia de Transportes - a promoção da intermodalidade e o estado de arte dos principais corredores europeus. Os novos desafios para o corredor E-80, com a Política Europeia de Transportes 2014-2020”, e o vice-presidente da ADFERSIT, Mário Lopes, falará sobre “A importância estratégica do desenvolvimento do Corredor Ferroviário Aveiro-Salamanca-Irún. Contributos para o reforço da intermodalidade no corredor E-80 e para a competitividade dos portos da fachada atlântica”.

13 de fevereiro de 2012

A reconfiguração da barra do porto de Aveiro

Monitorização do efeito da intervenção é fundamental para avaliar desempenho efetivo, acompanhando impactos na zona, dentro da laguna e zonas costeiras vizinhas.
Carlos Coelho *
A Administração do Porto de Aveiro está a iniciar uma intervenção que pretende mitigar alguns dos problemas de operacionalidade que o porto enfrenta atualmente. A alteração da configuração da barra deverá melhorar as condições de navegação, permitindo o tráfego de navios de maior dimensão, em condições de segurança e, tanto quanto possível, sem limitações meteorológicas ou de maré. A intervenção contempla o prolongamento do atual molhe Norte numa extensão de 200m, segundo o alinhamento do troço final da obra existente, a dragagem de um novo canal exteriormente aos molhes, com uma ligeira rotação para Sul relativamente ao atual alinhamento, e a deposição dos dragados numa zona de praia submersa, compreendida entre o 3º e o 5º esporão, do campo de esporões da Costa Nova.Esta intervenção terá impactos na hidrodinâmica sedimentar e costeira, com implicações no canal da barra, no corpo interior da laguna, e na área costeira que engloba as praias adjacentes, a Norte e a Sul. Como os estudos desenvolvidos no âmbito do projeto indicam, é provável que a solução proposta não provoque alterações significativas do prisma de maré, nem dos caudais que atravessam a secção da barra, pelo que os impactos no interior da Ria de Aveiro devem ser de pequena dimensão. No entanto, no litoral costeiro, o transporte sedimentar será afetado pelo maior comprimento do molhe Norte, prevendo-se a acumulação de sedimentos na praia de S. Jacinto. Durante o enchimento desta praia haverá um agravamento do já existente défice de sedimentos nas praias a Sul. Por isso, e de acordo com o previsto, é importante que os dragados de estabelecimento do canal de navegação e os provenientes da sua futura manutenção não sejam retirados do sistema costeiro, mas sejam efetivamente repostos a Sul da embocadura.

Arrasta o tacho

rO desespero por colocar os boys em tachos chorudos é tão emergente, que nada temem, sem pudor e sem vergonha, prosseguem as contratações duvidosas e injustas... afinal a crise e os cortes continuam a ser apenas para quem  não tem os amigos certos?!Este nosso colega encontrou um tacho e durante toda a manifestação nunca mais o largou.



12 de fevereiro de 2012

Manifestaçao

O Terreiro do Paço, em Lisboa, foi na tarde de sábado 11-02-2012  palco de uma manifestação nacional da CGTP contra as medidas de austeridade aplicadas em Portugal. Segundo a central sindical, assistiu-se hoje ao maior protesto até agora registado no país. Como não podia deixar de ser os estivadores estiveram presentes .Ficam aqui algumas fotos dessa manifestação.











10 de fevereiro de 2012

Lembrar 2008

Vídeo de 2008 que registou a saída do veleiro mexicano CUAUHTEMOC que participou na regata dos grandes veleiros. Também podemos adiantar que estes marinheiros todos os dias  ás 07:45 hasteavam a bandeira de Portugal e cantavam o nosso hino.Bem ajam. No vídeo estes marinheiros mostram a alegria à saída da barra,e pelas imagens possíveis também se vê a quantidade de pessoas que viram esta saída. Tudo isto com música a bordo.
                                  

Kherson

Fotos enviadas por um tripulante de um navio que passou pelo porto de Aveiro. Nestas fotos podemos ver que os navios passam em comboio por esta zona gelada, esta localidade fica na Ucrânia. Clicar nas fotos para ver em tamanho original.




Navio METSABORG

Carga de peças eólicas feita no terminal norte do Porto de Aveiro pela empresa de estiva Socarpor com destino à Bélgica. Carga efectuada dentro dos porões e em convés.Abaixo as fotos que mostram a carga.