7 de novembro de 2012

Parlamento debate novo regime dos trabalhadores portuários a 29 de novembro

A Assembleia da República vai debater o novo regime dos trabalhadores portuários a 29 de novembro, dia da primeira sessão plenária após o debate e votação do Orçamento de 2013, decidiu hoje a Conferência de Líderes parlamentares.
O diploma que será levado ao plenário dos deputados é a proposta de lei aprovada pelo Governo a 13 de setembro e que está na origem de uma onda de greves e protestos dos estivadores.
Entretanto, os estivadores apresentaram um novo pré-aviso de greve que estenderá as paralisações nos portos portugueses até dia 27 de novembro, confirmou hoje à agência Lusa fonte sindical.
O Governo aprovou esta proposta de lei depois de ter chegado a acordo com alguns sindicatos, afetos à UGT, e operadores portuários, com o objetivo de aumentar a competitividade dos portos nacionais.
Esse acordo vai permitir descer a fatura portuária entre 25% a 30%, de acordo com o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, mas os sindicatos dos trabalhadores portuários entendem que, com esta revisão da legislação, ficam em causa os postos de trabalho.

Sem comentários: