15 de novembro de 2012

Governo fixa serviços mínimos em Lisboa e Setúbal

Desta feita, operadores portuários e estivadores não chegaram a acordo. O Governo fixou os serviços mínimos para as operações nos portos de Lisboa e Setúbal, no período de greve até 28 de Novembro.
Em comunicado emitido ao princípio da noite de ontem, o Ministério da Economia e Emprego informou que a decisão "visa mitigar os efeitos prejudiciais para a economia da greve naqueles portos e surge na ausência de um acordo entre os operadores e as estruturas sindicais que entregaram os pré-avisos da paralisação".
Segundo o ministério, "os serviços mínimos hoje [ontem] definidos estão em linha com o que foi acordado entre os operadores e os sindicatos a 26 de Outubro, antecedendo um outro período de greve".
"Assim, estarão assegurados durante este período operações que tenham por objecto medicamentos ou artigos de consumo hospitalar, bem como movimentações periódicas de cargas para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira com géneros alimentícios, produtos deterioráveis ou componentes sobressalentes para equipamentos de primeira necessidade", acrescenta o comunicado.
De acordo com a informação, "também estarão asseguradas a carga e descarga, nos termos da lei, de animais vivos, mercadorias deterioráveis e bens considerados essenciais à economia nacional".
Por outro lado, "ficam asseguradas através de serviços mínimos a movimentação de cargas
destinadas à exportação (União Europeia ou países terceiros)".
A greve parcial dos estivadores prolongar-se-á até ao próximo dia 27. Contudo, de acordo com o pré-aviso divulgado, a paralisação será total no caso de movimentação de cargas com origem/destino nos portos de Leixões e Sines.

Sem comentários: