10 de outubro de 2012

O povo do norte é o mais português de todos

Escrevi e enviei esta tarde uma crónica aos Administradores do Blogue Estivadores de Aveiro e tenho vontade de prosseguir com a minha escrita. Acabei de lanchar na Confeitaria Charco, depois de ter feito compras no Pingo Doce, nesta cidade de Vila Nova de Gaia, onde resido. Um fim de tarde buliçoso, por ser a última sexta-feira deste temperado mês de Setembro e satisfeito por juntar-me à gente anónima que passeia e faz outras coisas. O que vejo são estudantes com as suas mochilas, gente que carrega sacos de compras, outros que aguardam nas paragens do metro, ou do autocarro, a chegada do próximo veículo.
 A meia-de-leite e o croissant estavam uma delícia e valeram bem os 175 cêntimos. O senhor que me serviu estava com algum stresse e largou um fod*-se para a colega que eu ouvi (!). A linguagem da comunicação que ouvimos aqui no Norte está cheia de vocábulos, que a minha mãe dizia outrora que eram arrepios à moral familiar, social, etecetra, mas aqui, na terra onde a bandeira de devoção é a do fcp, não condicionam reservas nem entram na cultura do pudor regional. É bom partilhar a alegria no seio deste povo que considero mais voltado para o banzé, isto é, de fácil comunicação, amável, cooperante e de um civismo bem-humorado.
O assunto das crónicas que vem sendo retratado nestes últimos dias no nosso Blogue é demasiado sério e complexo. Escrever sobre a luta dos estivadores, dizer-se que não se concorda com as greves ou desprestigiar ex-dirigentes sindicais ou apoiá-los e juntar a nossa opinião à do Rui Oliveira, por exemplo, pode acinzentar ainda mais o nevoeiro gelado que paira sobre o advento da entrada de nova legislação para o sector portuário.

 Imagino como estão vocês, desse lado, tão revoltados e sem alegria para nada! Espero que tenham alguma vontade de lerem esta crónica! Ela vai passar no Blogue, que continua a produzir um trabalho de comunicação e divulgação bastante interessante. Para os seus administradores a minha saudação e aplauso, pois estão fazendo um bom trabalho, com muita dedicação e competência. Gostaria que a vossa responsabilidade elevada e altruísta se pudesse rever num processo de transformação e criação de «novas janelas», abertas para o mundo e sobretudo para um diálogo social e operacional, para tornearem juntos as dificuldades administrativas e institucionais do vosso sector.
As leituras das notícias do Blogue fazem parte do diário de muita gente, inclusive desse malfadado e misterioso Paparazzi da Estiva. Quem não gostou dos comentários daquela «voraz coruja» foi o estivador 25 que, como administrador do Blogue, foi criticado por condicionar a informação do Blogue a certos autores em detrimento de outros. Escondido continuou e vamos todos ficar em estado de alerta para que a dita coruja, ou será uma pega? - se revele. Mas esta figura, considerada «esperta» já faz parte da ficção literária, pois sabe tudo que se passa, sobretudo no seio dos estivadores, continuando a alimentar ódios e mistérios. Esta ave, que ao jeito do cuco, faz o ninho naquilo que já foi o ninho dos outros, está sempre à espreita para mandar os seus bitaites venenosos e certeiros, considerando-se por isso esperto e cultivando a ironia, representada simbolicamente pela pega.
Como devo deixar tempo e espaço para os vossos assuntos mais pertinentes, me despeço com a satisfação desta escrita, deixando para vocês o desempenho da vossa arte para boas práticas e celebrações. Cordialmente: 44+Cem.

3 comentários:

EstivadoresAveiro disse...

Olá Herculano,
é sempre um prazer publicar as tuas crónicas aqui no nosso blog.
Abraço.

O.Miguel08

Paparazi Indiscreto disse...

Agradecendo as "Palavras Calorosas" dirigidas ao nosso blog, vimos convidar o Sr. Herculano e restantes leitores a ler o pequeno texto resposta ao autor do mesmo.
Aproveitamos para desejar ao sr. 44+100 tudo de bom na sua "nova" vida... Abraço do blog do paparazi indiscreto
J.C.

Paparazi Indiscreto disse...

Comentário do nosso blogue á crónica Sr. Manuel Herculano:
Agradecendo a "apreciação" que fez ao nosso blog, viemos por este meio desejar-lhe, agora que se encontra já do "lado de lá", que a saúde e os seus restantes anos de vida, sejam longos e prazenteiros... que encontre tudo de bom e o que mais deseja, por muitos e muitos anos.
E agora que têm o seu tempo mais livre, aproveite e releia todas as nossas publicações desde que iniciamos o nosso blog em Maio de 2010, confirmando o quanto está a ser injusto e egoísta nas afirmações que faz ao nosso blog... o quanto está a ser incisivo e tendencioso, no sentido de afastar as atenções dos leitores do nosso blog (porque será?), que como confirmará são imensos pelo numero de visitas e publicações lidas.
Sabendo de antemão que nunca foi "do seu agrado" este nosso blog, (vá-se lá saber porquê), prometemos deixar "intactos" os seus "telhados de vidro", porque já existe aproveitamento que chegue cá pelas "nossas bandas" de alguns que cá ainda se "pavoneiam".
Deveriamos, mas não achamos por bem "lhe responder á letra", em resposta ás suas considerações sobre o nosso blog... mas não insista muito e aproveite a "deixa"!!!
Com sinceridade e sem hipocrisia, o nosso blog deseja-lhe tudo de bom para si na sua vida. Paparazi Indiscreto